terça-feira, junho 19, 2007


Update: cansada, muito cansada.

O meu domingo foi melancólico, meio triste até. A minha rotina irlandesa instala-se agora nos meus poros e ainda estou a desintoxicar da minha vida portuguesa. Domingo à tarde é sinónimo de sofá e tv. Ontem foi mais ou menos assim, com a diferença que logo após o almoço acompanhei os meus colegas a um belo e mui disputado jogo de futebol. Aqui o pessoal( portugas, pois claro), junta-se aos domingos para dar uns pontapés e correr um bocado. Eu até estive quase, quase para me juntar a eles, mas depois achei que primeiro há que estudar a coisa, observar atentamente e depois, se ainda achar que vale a pena, sim, alinhar. Sim, porque eu sou uma mulher que adora andar aos pontapés às bolas! Quem me conhece sabe bem da minha paixão por futebol e sabe que sempre que se fala em juntar o people para dar uns chutos eu sou sempre a primeira a incentivar. Mal, mal é que invariavelmente não se passa das palavras às acções. Adiante, pelo menos aqui, entre colegas masculinos, se eu quiser, há lugar para mim e para a minha vontade de chutar.

Acabei então por ser apenas uma "olheira", atentamente a tentar acompanhar as jogadas, fintas e tentativas de golo falhadas. 8 homens a correr atrás de uma bola, num domingo cinzento, num campo de futebol algures a sul de Dublin. Nada mau para uma tarde bem passada.

Ainda houve tempo para, mais ao final do dia, ver um filme. O que escolher? Várias alternativas ao tédio, entre porrada e lamechice, terror ou suspense. Decidimos por "When a Stranger Calls". O meu colega passou o filme todo a queixar-se que não havia sangue. De facto, sangue, nulidade. Muita música daquela que assusta e até nos pomos mais direitos no sofá à espera de algo extraordinário e depois não acontece nada. Um final estupidamente mal amanhado, assim ás três pancadas, mas dá-se o benefício da dúvida, já vi muito pior.

Um domingo absolutamente calmo.

Início de uma nova semana, mais 5 dias de formação. Dia de ir tratar do meu PPS number. Finally! O PPS number é o equivalente ao número da Segurança Social e sem ele não posso trabalhar na Irlanda nem ter uma conta bancária. Menos uma dor de cabeça. Deram-nos a tarde de folga para irmos ao centro descobrir o gabinete correspondente ao nosso distrícto e preencher a papelada. Foi uma aventura. Ao género "Uma Aventura na Cidade". Eu e o meu colega de formação, com a morada na mão, e chegarmos todos contentes a pensar que acertámos à primeira, quando o senhor simpático da recepção nos diz que não, não é ali. Temos de andar não sei quantos metros( como quem diz atravessar a cidade a dar ao pernil), passar Trinity College e tal e contornar e seguir sempre pelo mesmo passeio e mais não sei quantos metros e finalmente, se entretanto não estivermos muito cansados ou completamente perdidos, aí encontraremos o tal edifício onde podemos finalmente tornar-nos mais um número da sociedade laboriosa desta metrópole. Ufa! Até fiquei cansada de contar, imaginam o que foi... mas o facto é que, depois de muito andar até demos com o sítio de forma mais ou menos... fácil. Acho que foi mais o chegar. Sim, porque o pior estava para vir. Eu ou sou ingénua, ou como sou estrangeira neste país, nunca me passou pela cabeça que nesta nação os serviços públicos não fossem uma maravilha. Qual não é o meu espanto, e do meu colega, quando nos deparamos com um sítio em tudo semelhante aos nossos portuguesinhos serviços públicos, até os guichets de atendimento me fizeram lembrar Portugal. Mais ou menos 60 pessoas à frente. Coisa pouca! Estão a ver alguma semelhança? Comecei a entrar em stress e a pensar na minha vida a andar para trás. Mais não sei quantas horas perdidas. Mas como no meio do caos se encontra sempre um caminho, lá nos sentamos e o que acontece é que a conversa foi-se fazendo e quando demos conta, chegou a nossa vez. Despachámo-nos em 5 minutos. E tenho a dizer que a diferença é que se fosse em Portugal não teriamos concerteza sido atendidos até ao encerramento dos serviços, e de maneira nenhuma teria sido tratada com tanta simpatia. Não quero aqui dizer que em Portugal é tudo mau, muito pelo contrário, tenho saudades de muitas coisas boas, mas esta é uma daquelas diferenças em que os Irlandeses nos batem aos pontos.

Para terminar o dia em beleza, mais um filme. "The Hills Have Eyes". Pois é meu amigo, querias sangue? Então toma lá! Alguém viu "A Casa dos Mil Cadáveres? Muito sangue, grotesco, obsceno até. Mas este "The Hills..." não se lhe fica atrás em nada. Caramba! Gostei, não é nenhuma obra prima, mas deu para uns momentos a agitar-me no sofá e a soltar uns risinhos de vez em quando para disfarçar o nojo. Aconselho a amantes de filmes com muito sangue e desaconselho vivamente antes de jantar, falo por experiência!

Sabem o que está o meu outro colega a ver? Um filme do Stevan Seagul(nem sei se é assim que se escreve)! Belo final de dia. Agora para o fecho em beleza, só se visse uma novela. Ai meu Portugal, meu Portugal!

Hasta!*************************************************

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso d tares a dizer mal dos serviços publicos portugueses são maus tem k acabar. È uma grande calunia...lolol. Amiguita é assim a vida uns dias melhor outros piores. Ve lá é se arranjas ai um irlandês jeitoso para dar uma alegria ao corpinho... É melhor ser um portuga pk os irlandeses são um bocado po feiotes.lol. Bem amiga fica bem

BEIJÃO ENORME CHEIO D SAUDADES !!!

Anónimo disse...

LOL fartei-me de rir! Sim senhor!! Mas os nossos serviços cá em Portugal funcionam tão bem...não percebi porque é que dizes mal eheheheh eu até se fizer o meu BI na Marinha Grande fico à espera 2 meses....funciona bem, não ? LOL
Olha, tenho que te dizer que gosto de ver a tua integração nesse povo e nessas rotinas. Claro que a saudade é normal mas sinto que te estás a adaptar muito bem :) E começo a pensar na viagem para te ir visitar :) Que tal ?? eheheh
Muitos beijinhos e continua com os bigodes pra cima.