quarta-feira, outubro 25, 2006

Elogiar o Amor



O Miguel Esteves Cardoso tem um texto muito curioso acerca do amor que eu gosto particularmente. Ás tantas diz: " "Eu próprio percebo pouco do que tenho para dizer. Mas tenho de dizê-lo. O que quero é fazer o elogio do amor puro. Parece-me que já ninguém se apaixona de verdade. Já ninguém quer viver um amor impossível. Já ninguém aceita amar sem uma razão.(...)Já ninguém se apaixona? Já ninguém aceita a paixão pura, a saudade sem fim, a tristeza, o desequilíbrio, o medo, o custo, o amor, a doença que é como um cancro a comer-nos o coração e que nos canta no peito ao mesmo tempo? O amor é uma coisa, a vida é outra. O amor não é para ser uma ajudinha. Não é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida, o nosso "dá lá um jeitinho sentimental"."

Depois de ler este texto várias vezes, e pegando nas próprias palavras de MEC, saiu-me assim:
E eu digo:também eu percebo pouco do que tenho para dizer, mas também eu tenho que o dizer.Ainda há quem se apaixone de verdade. Ainda há quem queira viver um amor impossível, se é que o amor pode ser de todo impossível. Ainda há quem aceite amar sem uma razão válida. Ainda há quem se apaixone quase por acaso, quando não dava jeito nenhum... Há quem se apaixone por quem não está ao seu alcance, por quem está perto mas ao mesmo tempo tão longe...Há quem se apaixone por estranhos, no meio da multidão, em encontros fortuitos, em noites loucas, em que no meio da fantasia dos outros se inventa uma nova forma de amar, mesmo que não faça sentido algum para o resto do mundo. E fica-se com essa noite marcada, fica-se com a paixão pura, a saudade sem fim, a tristeza, o desiquilíbrio, o medo, o custo, o amor, enfim, a tal doença que é como um cancro que se alimenta do coração e ao mesmo tempo nos canta no peito. Essa beleza, esse perigo...Não se percebe, pois não... nem perceberá nunca.A alma corre atrás do que não sabe, justamente porque não sabe, e não sabendo,corre, corre porque acredita...Ainda há pessoas assim, acreditam?
Aquilo que se me escapa das mãos, o meu coração guarda...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda há muitos dos que amam, de quem amam... o verdadeiro amor, o amor transcendente e metafisico ainda existe. E todos nós podemos amar! Só lamento q muito poucos neste mundo o saibam fazer!... Tb gosto muito do texto : " Elogio ao amor"

Anónimo disse...

todos sabemos pouco sobre esse assunto. não é que seja dificil mas no momento de ser explicado tão belo sentimento não há palavras. talvez por ser como é. é uma mistura de sensações que não são nada faceis de perceber. é sentir e não sentir ao mesmo tempo. já o grande poeta o dizia..
bju
nelson do msn